Pessoas muito bem preparadas são essenciais para liderar o país em direção à justiça social e à prosperidade. Por isso, nossas iniciativas de desenvolvimento de lideranças identificam, desenvolvem, conectam e impulsionam profissionais altamente motivados a buscar soluções para os desafios sociais do país. Além disso, estamos focados em garantir redução de vieses, com representatividade e inclusão de lideranças, considerando equidade racial, diversidade regional, de gênero e de orientação sexual.
697 pessoas altamente talentosas, engajadas e obstinadas em encontrar soluções para os principais problemas do Brasil: essa é a Rede de Líderes Fundação Lemann, que, em 2021, deu boas-vindas a 60 novos membros. O processo de entrada buscou atrair e selecionar lideranças que combinassem a capacidade de alavancar a geração de impacto da Rede de Líderes e que representassem a diversidade racial e geográfica do Brasil.
Como parte da Rede, as quase 700 lideranças puderam participar de programas que as conectaram e impulsionaram suas iniciativas, como o Desafio da Rede de Líderes, em que grupos de membros propuseram soluções para mitigar os impactos da pandemia. O projeto Decolagem, ganhador, irá utilizar tecnologias sociais para apoiar intervenções na Favela Marte, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Assista ao vídeo que apresenta a Rede de Líderes Fundação Lemann
Nina Rentel Scheliga, diretora de tecnologias sociais e líder do projeto Favela 3D da Rede Gerando Falcões e participante da Rede de Líderes Fundação Lemann
Universidades reconhecidas mundialmente são importantes centros de construção de conhecimento e de troca entre pessoas altamente engajadas. Por isso, nos dedicamos a aumentar a presença de brasileiros nos maiores centros de excelência.
Para conectar os estudantes com o nosso país, a iniciativa Brasil on Campus garantiu a conexão dos estudantes entre os campi de Harvard, MIT, Columbia, Stanford e Oxford. Embaixadores em cada campus organizaram eventos e puderam compartilhar oportunidades e novidades enviadas aos mais de 100 estudantes brasileiros que estudaram nessas universidades ao longo do ano.
No programa Lemann Visiting Fellows, valiosos pesquisadores e profissionais brasileiros têm presença em centros acadêmicos internacionais renomados. Profissionais experientes e bem conceituados em suas áreas de atuação se dedicam à pesquisa durante um período voltado para reflexão e imersão no mundo acadêmico. Em 2021, foram cinco Lemann fellows no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), três na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e dois na Universidade Oxford (Reino Unido). Conheça alguns dos talentos:
Patrícia Campos Mello
Jornalista, é visitante na Universidade Columbia, nos EUA, e pesquisa sobre desinformação e estratégia política.
Marcelo Knobel
Ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é também docente em Física. Foi professor visitante no MIT, e trabalha também para fortalecer a rede de ex-alunos do instituto no Brasil.
Gabriella Lotta
Professora de gestão pública e governança na Fundação Getulio Vargas (FGV), é visitante da Blavatnik School of Government, em Oxford, no Reino Unido. Investiga desafios específicos da administração pública.
Em 2021, foi lançado o Lemann Foundation Programme, sediado na Blavatnik School of Government da Universidade Oxford, no Reino Unido. O programa possui foco exclusivo no Brasil, com atenção para desafios da gestão pública, gerando e disseminando conhecimento, produzindo resumos de políticas, estudos de caso, eventos e workshops sobre desafios e oportunidades do setor.
Eventos e conferências também apoiaram o debate sobre a administração pública. No St. Gallen Symposium – que reúne lideranças de todo o mundo – e na Brazil Conference, pesquisadores e tomadores de decisão se reuniram para pensar em propostas para qualificar o setor. Veja, nos destaques acima e ao lado, quem participou do evento.
Cuidar do desempenho dos servidores públicos é cuidar da educação entregue às nossas crianças, da saúde entregue para todas as pessoas em períodos como o de pandemia, e da segurança pública entregue para cada um de nós quando estamos nas ruas ou em casa.”![]()
Cibele Franzese, professora da FGV e integrante do Movimento Pessoas à Frente, durante o Brazil Conference at Harvard & MIT 2021
Assista na íntegra o painel "Gestão de pessoas no setor público"