Pular para o conteúdo Pular para o conteúdo
Lideranças

Impulsionar quem lidera transformações

Composição gráfica com fotos de participantes do Encontro Anual 2021, em meio a grafismos coloridos.
Composição gráfica com fotos de participantes do Encontro Anual 2021, em meio a grafismos coloridos.

Pessoas muito bem preparadas são essenciais para liderar o país em direção à justiça social e à prosperidade. Por isso, nossas iniciativas de desenvolvimento de lideranças identificam, desenvolvem, conectam e impulsionam profissionais altamente motivados a buscar soluções para os desafios sociais do país. Além disso, estamos focados em garantir redução de vieses, com representatividade e inclusão de lideranças, considerando equidade racial, diversidade regional, de gênero e de orientação sexual.

O programa Alcance em números

4.500

futuros candidatos, muitos planejando aplicar para um mestrado em 2022

60%

são pessoas negras

+de 50

aceites recebidos por participantes do Programa Alcance, que orienta a preparação para mestrados internacionais
Retrato de Vitor Martins em meio a grafismos coloridos
Sonho em promover cada vez mais espaços, debates, agendas que perpetuem a inclusão de grupos minorizados. O Programa Alcance me leva a ter um repertório intelectual para que eu conquiste meus objetivos como profissional e cidadã que luta pela diversidade.” Vitor Martins
Retrato de Thaise Constancio Temoteo em meio a grafismos coloridos
Quero contribuir para que tenhamos uma sociedade com mais equidade, que quem venha depois de mim não tenha que passar pelos problemas que eu passei.” Thaise Constancio Temoteo
Retrato de Suane Santos em meio a grafismos coloridos
Meu sonho é desbravar caminhos e inspirar, mostrando para as pessoas que tiveram a mesma origem que a minha que é possível. Mas, não quero chegar sozinha, quero caminhar junto, quero facilitar acessos.” Suane Santos
Retrato de Mauricio Antônio dos Santos em meio a grafismos coloridos
Com a preparação para me candidatar às melhores universidades do mundo, já posso ajudar alunos que têm o mesmo sonho que o meu: estudar no exterior e mudar a realidade da nossa região por meio do conhecimento.” Mauricio Antônio dos Santos

Por pessoas que acreditam no Brasil

697 pessoas altamente talentosas, engajadas e obstinadas em encontrar soluções para os principais problemas do Brasil: essa é a Rede de Líderes Fundação Lemann, que, em 2021, deu boas-vindas a 60 novos membros. O processo de entrada buscou atrair e selecionar lideranças que combinassem a capacidade de alavancar a geração de impacto da Rede de Líderes e que representassem a diversidade racial e geográfica do Brasil.

Como parte da Rede, as quase 700 lideranças puderam participar de programas que as conectaram e impulsionaram suas iniciativas, como o Desafio da Rede de Líderes, em que grupos de membros propuseram soluções para mitigar os impactos da pandemia. O projeto Decolagem, ganhador, irá utilizar tecnologias sociais para apoiar intervenções na Favela Marte, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Assista ao vídeo que apresenta a Rede de Líderes Fundação Lemann

Foto de Nina Rentel Scheliga, participante da Rede de Líderes Fundação Lemann, em meio a grafismos coloridos

Nina Rentel Scheliga, diretora de tecnologias sociais e líder do projeto Favela 3D da Rede Gerando Falcões e participante da Rede de Líderes Fundação Lemann

Entrei na rede sem a certeza de que eu era uma líder, hoje já me entendo melhor como tal.”

Mais Brasil em centros de excelência

Universidades reconhecidas mundialmente são importantes centros de construção de conhecimento e de troca entre pessoas altamente engajadas. Por isso, nos dedicamos a aumentar a presença de brasileiros nos maiores centros de excelência.

Para conectar os estudantes com o nosso país, a iniciativa Brasil on Campus garantiu a conexão dos estudantes entre os campi de Harvard, MIT, Columbia, Stanford e Oxford. Embaixadores em cada campus organizaram eventos e puderam compartilhar oportunidades e novidades enviadas aos mais de 100 estudantes brasileiros que estudaram nessas universidades ao longo do ano.

Desenvolvimento contínuo para quem já trabalha pelo Brasil

No programa Lemann Visiting Fellows, valiosos pesquisadores e profissionais brasileiros têm presença em centros acadêmicos internacionais renomados. Profissionais experientes e bem conceituados em suas áreas de atuação se dedicam à pesquisa durante um período voltado para reflexão e imersão no mundo acadêmico. Em 2021, foram cinco Lemann fellows no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), três na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e dois na Universidade Oxford (Reino Unido). Conheça alguns dos talentos:

Foto de Patrícia Campos Mello, jornalista, em meio a grafismos coloridos

Patrícia Campos Mello

Jornalista, é visitante na Universidade Columbia, nos EUA, e pesquisa sobre desinformação e estratégia política.

Foto de Marcelo Knobel, professor, em meio a grafismos coloridos

Marcelo Knobel

Ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é também docente em Física. Foi professor visitante no MIT, e trabalha também para fortalecer a rede de ex-alunos do instituto no Brasil.

Foto de Gabriella Lotta, professora, em meio a grafismos coloridos

Gabriella Lotta

Professora de gestão pública e governança na Fundação Getulio Vargas (FGV), é visitante da Blavatnik School of Government, em Oxford, no Reino Unido. Investiga desafios específicos da administração pública.

Juntos pelo setor público

Em 2021, foi lançado o Lemann Foundation Programme, sediado na Blavatnik School of Government da Universidade Oxford, no Reino Unido. O programa possui foco exclusivo no Brasil, com atenção para desafios da gestão pública, gerando e disseminando conhecimento, produzindo resumos de políticas, estudos de caso, eventos e workshops sobre desafios e oportunidades do setor.

Eventos e conferências também apoiaram o debate sobre a administração pública. No St. Gallen Symposium – que reúne lideranças de todo o mundo – e na Brazil Conference, pesquisadores e tomadores de decisão se reuniram para pensar em propostas para qualificar o setor. Veja, nos destaques acima e ao lado, quem participou do evento.

Cuidar do desempenho dos servidores públicos é cuidar da educação entregue às nossas crianças, da saúde entregue para todas as pessoas em períodos como o de pandemia, e da segurança pública entregue para cada um de nós quando estamos nas ruas ou em casa.”
Foto de Cibele Franzese, professora
Cibele Franzese, professora da FGV e integrante do Movimento Pessoas à Frente, durante o Brazil Conference at Harvard & MIT 2021

Assista na íntegra o painel "Gestão de pessoas no setor público"