Valorizar profissionais comprometidos e qualificados é um passo decisivo para fortalecer o setor público. Com lideranças bem-preparadas e engajadas com o compromisso público de suas funções, agendas coletivas podem ser priorizadas e melhores serviços retornam à sociedade. Por isso, investimos em parcerias com institutos especializados no estímulo a políticas inovadoras em gestão de pessoas nesse setor. Secretarias de vários estados instituíram processos de atração, seleção e retenção de lideranças, com competência e experiência para cargos-chave em áreas como Saúde, Educação, Segurança e Planejamento.
Em 2021, o Movimento Pessoas à Frente, apoiado pela Fundação Lemann, atuou de forma determinante na aprovação de duas leis que contribuem para avançar em políticas efetivas de lideranças no setor público.
Com ela, teremos mais transparência para ocupação de cargos, atração, desempenho e desenvolvimento de lideranças e promoção de uma mudança de cultura na gestão de carreiras na administração pública.
O processo contribui com a equalização de forças entre órgãos de controle e gestores públicos, confere maior segurança jurídica para que estes últimos tomem decisões e aumenta a atratividade para posições de liderança em governos.
Para alavancar iniciativas inovadoras de gestão de pessoas, trabalhamos junto a pesquisadores, especialistas e gestores públicos. Sobretudo, contamos com o compromisso das autoridades locais. O apoio à implementação de melhores políticas em governos estaduais seguiu com a parceria Vamos (formada por Fundação Lemann, República.org e Instituto Humanize), em 2021, com Instituto Gesto e Vetor Brasil. Ela se inspira em boas práticas estabelecidas por países da OCDE e tem como objetivo estabelecer políticas em cinco pilares: atração, pré-seleção, desempenho, desenvolvimento e engajamento. Junto a cada um dos estados, são apresentadas propostas e desenhados processos que atendam às particularidades locais. Veja, ao lado, como está a implementação em cada estado.
Iracema Castelo Branco, subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Parceria Vamos, Instituto Gesto e Vetor Brasil estão firmes no apoio à implementação de políticas de lideranças em continuidade ao trabalho que começou em 2019. Confira os resultados de 2021 alcançados em cada estado:
O ano foi dedicado à tramitação de uma lei que institui um comitê para transformar a gestão de pessoas com estratégias e ações para desenvolver lideranças. Elas incentivam o engajamento e o comprometimento dos funcionários públicos e otimizam o ambiente organizacional. A Lei 17.931 foi sancionada no início de 2022.
As lideranças da Secretaria de Planejamento e Gestão instituíram Planos de Desenvolvimento Individuais desenhados para acompanhar o desempenho dos servidores. Também passaram a ter avaliações e receber feedbacks dos gestores. Na Secretaria de Educação, os líderes pactuaram metas alinhadas ao plano de governo e participaram de comitês de calibragem, discutindo as competências de suas equipes.
O processo de seleção do programa Qualifica RS foi internalizado no estado. O órgão central de gestão de pessoas estruturou um RH estratégico, que criou uma Célula de Inteligência e Inovação de Multiplicadores e uma Divisão de Gestão por Desempenho e Desenvolvimento.
Toda a camada de liderança da Seduc (2º e 3º escalões e dirigentes regionais) começou a trabalhar com metas pactuadas, rotinas bimestrais de acompanhamento dos resultados e planos de ação implementados. Além disso, as lideranças investiram tempo para realizar e discutir avaliações por competência visando o desenvolvimento de suas equipes.
Um dos principais avanços do ano foi a sanção da lei que tornou obrigatória a seleção de diretores regionais e escolares, um passo fundamental em direção a consolidação das práticas de atração e pré-seleção na Secretaria de Educação do Estado.